Localizada a cerca de 33 km do centro de Carolina, pela rodovia Transamazônica (BR-230), a Cachoeira do Morro Redondo é daquelas paisagens que ficam na memória. Formada em meio a imponentes cânions de arenito, sua queda d’água de aproximadamente 8 metros impressiona logo de cara.
A partir do ponto de apoio, a caminhada até a cachoeira é tranquila e agradável: são cerca de 300 metros de trilha, passando por uma charmoso trecho de descida mais íngreme. Nada que assuste — qualquer pessoa com condicionamento físico razoável consegue aproveitar o passeio sem dificuldades.
Durante a visita, vale observar as pequenas nascentes cristalinas que brotam no leito do rio, lembrando os famosos fervedouros da região. E, a poucos metros da queda principal (conhecida como “Dodô”), está a Cachoeira dos Namorados — um recanto de águas mais mornas e nascentes próprias, perfeito para relaxar e, de quebra, aproveitar uma hidromassagem natural.
A visita às cachoeiras é permitida o ano todo. A entrada custa R$ 30,00 por pessoa, e a experiência certamente vale cada centavo.